Oficina de Extensão “Sistema de monitoramento ambiental com uso de software e hardware livres”
O INCT-Acqua em parceria com o CEFET-MG realiza, nos dias 30/04 e 07/05, a Oficina de Extensão “Sistema de monitoramento ambiental com uso de software e hardware livres”, ministrada pelo Professor Francisco Marinho (UFMG), no Campus II do CEFET-MG. A oficina será gratuita e pretende formar multiplicadores, a fim de transferir conhecimento para a comunidade afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco no município de Mariana-MG. O objetivo pedagógico da oficina tem quatro vertentes:
- Educação ambiental, através do uso de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, para monitoramento ambiental;
- Educação tecnológica, aparelhando os alunos com tecnologias de informação;
- Educação para a cidadania, para que os alunos participem e se conscientizem de seu papel na preservação do meio ambiente;
- Educação para comunicação, fazendo o aluno perceber a importância das mídias digitais refletirem com fidedignidade as fontes primárias de informação, de modo a criar uma consciência ambiental e cidadã.
A proposta do INCT-Acqua é de desenvolver metodologias de pesquisa, de inovação científica e tecnológica, criando mecanismos para devolver à comunidade afetada sua identidade, contribuindo assim com a recuperação da região afetada através da educação ambiental, tecnológica, para a cidadania e comunicação.