INCT-Acqua participa do Inova Minas Fapemig 2016
O INCT-Acqua participou entre os dias 5 e 7 de agosto, da segunda edição da mostra Inova Minas Fapemig no circuito cultural da Praça da Liberdade, uma iniciativa do governo de Minas, por meio da Fapemig e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O objetivo da feira foi divulgar, junto à sociedade, o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.
Como expositor, o INCT-Acqua apresentou aos visitantes dois projetos desenvolvidos em parceria com o pesquisador Francisco Marinho, Professor da Belas Artes da UFMG. Um deles foi o jogo Pingo D’água, utilizado como ferramenta de ensino. O avatar é um pingo d’água, que deve seguir os caminhos de uma bacia hidrográfica, desde a nascente até à foz de um grande rio sem ser contaminada ou afetada por vários tipos de degradação ambiental. O objetivo é que o pingo alcance o final do trajeto o mais limpo possível. Ao longo do caminho, o jogador se depara com inimigos (poluidores) e amigos (agentes de descontaminação e tratamento). Durante o jogo uma série de informações sobre educação ambiental são disponibilizadas.
O INCT-Acqua também exibiu o sistema de monitoramento ambiental com uso de software e hardware livres, a proposta do INCT-Acqua é desenvolver e implementar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como formas de linguagens midiáticas destinadas ao monitoramento ambiental nas comunidades próximas a área de mineração e resgate de memórias pessoais e coletivas na bacia do Rio Doce.
Foram apresentados 40 projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do nosso cotidiano. A mostra também contou com a participação dos INCT’s , Redes, UFMG, CEFET-MG, Epamig e outros parceiros, dentre as atividades ofertadas, foi possível participar de exposições interativas, encontros de inovação, oficinas e campeonato de robótica.
Fotos: Diogo Brito