Professor Kwadwo Osseo-Asare é eleito membro correspondente na Academia Brasileira de Ciências

OsseoO Professor Kwadwo Osseo-Asare, participante internacional do INCT-Acqua, tomou posse na Academia Brasileira de Ciências como membro correspondente em cerimônia  realizada no dia 04 de maio de 2016 na Escola Naval, Rio de Janeiro.

Kwadwo Osseo – Asare é Professor de Ciência de Materiais, Engenharia, Energia e Geo- Engenharia Ambiental, no Departamento de Ciência de Materiais e Engenharia e do Departamento de Energia e Engenharia Mineral da Universidade Penn State , nos Estados Unidos. Estudou na Escola Achimota (Gana) e realizou sua graduação e pós-graduação em Ciência de Materiais e Engenharia na University of California (Berkeley). Ele trabalhou brevemente na indústria antes de se juntar a Penn State University em 1976.

O professor Osseo Asare é Distinguished Professor da Pennsylvania State University, é membro da National Academy of Engineering (USA), desde 2004, recebeu a James Douglas Gold Medal, AIME (American Institute of Mining, Metallurgical, and Petroleum Engineers), e a Faculty Scholar Medal for Outstanding Achievement pela Penn State. Foi editor in chief do periódico Hydrometallurgy, organizador ou palestrante convidado dos mais importantes eventos da área.

As atividades de pesquisa e ensino do professor Osseo Asare são marcadas por uma abordagem original e unificada para a ampla área de processamento aquoso em suas diversas aplicações. Utilizando  ferramentas das áreas de colóides e dos fenômenos das interfaces para investigar os mecanismos das reações – estes como um denominador comum nas diversas aplicações – o Prof. Osseo-Asare e seus co-autores contribuíram para avançar o conhecimento científico no entendimento dos processos de transporte de espécies iônicas,dispersão de partículas, dissolução/precipitação em hidrometalurgia, engenharia ambiental e síntese de materiais em meio aquoso.

Professor excepcional, Osseo-Asare tem a capacidade de motivar e inspirar os alunos das mais diversas origens a partir da identificação dos fundamentos comuns às diferentes aplicações: engenharias.  O Professor Osseo-Asare orientou e co-orientou vários alunos brasileiros; ministrou diversos cursos no Brasil para alunos de graduação, pós-graduação e da indústria. Promove a pesquisa do Brasil e a interação com outros colaboradores no exterior e  participa em projetos em pesquisas, como  o INCT-Acqua e Institutos do Milênio: Água – uma visão mineral.

A sua eleição para a ABC tem como citação: “Contribuições pioneiras na área de processamento aquoso, em particular no desenvolvimento de diagramas de estabilidadetermodinâmica e na compreensão dos fenômenos interfaciais das reações de  dissolução, extração por solventes, polimento químico-mecânico e na síntese de nanopartículas pormicroemulsão”.

 Seu blog Aqueousolutions (http://aqueousol.blogspot.com) fala sobre ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Link da notícia publicada pela Penn State University

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.