Sistema Mineiro de Inovação SIMI publicou em sua página notícia sobre a Oficina de Inovação

Alunos de Conselheiro Lafaiete participam de oficina de lixo eletrônico

Mais de 170 jovens aprenderam sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade


Por Redação Belo Horizonte

Na última semana, 175 alunos do ensino médio de Conselheiro Lafaiete tiveram uma aula sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade e lixo eletrônico. A Oficina de Lixo Eletrônico, Tecnologia e Inovação, foi um evento promovido pelo Programa Minas Digital, da Sedectes, em parceria com o Sebrae e a Sala Verde Geopark Quadrilátero (INCT Acqua).

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de aprender e se inspirar na oficina, que abriu o horizonte de novas formas de se transferir conhecimento. “A E.E Lopes Franco, de Conselheiro Lafaiete, abraçou a iniciativa da oficina incentivando os alunos a criarem um Ecoponto de lixo eletrônico”, explicou Daniele Cardoso, da Sedectes.

A ação teve como objetivo levar a temática da inovação e sustentabilidade econômico e ambiental aos jovens. “Aguçar mentes dos alunos a pensarem sobre o descarte correto do lixo eletrônico e qual o impacto dessa ação para o meio ambiente”, disse.

Contexto

Em 2016, em todo o mundo, houve um descarte de 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico, segundo a Organização das Nações Unidas. A maior parte desse descarte tem sido realizado de forma errada, como em aterros sanitários, lixões etc. Com a velocidade em que os aparelhos eletrônicos têm sido consumidos e, rapidamente substituídos por versões mais atualizadas, o descarte desse resíduo tem levado diversos atores a repensarem sobre o descarte e uso desses aparelhos.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.