Oficina de Extensão “Sistema de monitoramento ambiental com uso de software e hardware livres”

O INCT-Acqua em parceria com o CEFET-MG realiza, nos dias 30/04 e 07/05,  a  Oficina de Extensão “Sistema de monitoramento ambiental com uso de software e hardware livres”, ministrada pelo Professor Francisco Marinho (UFMG), no Campus II do CEFET-MG. A oficina será gratuita e pretende formar multiplicadores, a fim de transferir conhecimento para a comunidade afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco no município de Mariana-MG. O objetivo pedagógico da oficina tem quatro vertentes:

  • Educação ambiental, através do uso de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, para monitoramento ambiental;
  • Educação tecnológica, aparelhando os alunos com tecnologias de informação;
  • Educação para a cidadania, para que os alunos participem e se conscientizem de seu papel na preservação do meio ambiente;
  • Educação para comunicação, fazendo o aluno perceber a importância das mídias digitais refletirem com fidedignidade as fontes primárias de informação, de modo a criar uma consciência ambiental e cidadã.

A proposta do INCT-Acqua é de desenvolver metodologias de pesquisa, de  inovação científica e tecnológica, criando mecanismos para devolver à comunidade afetada sua identidade,  contribuindo assim com a recuperação da região afetada através da educação ambiental, tecnológica, para a cidadania e comunicação.

 

0001

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.