Lançamento do Centro de Referência de Agricultura Familiar em Territórios Mineradores

O Consócio Público para desenvolvimento do Alto Paraopeba – CODAP e a Gerdau assinaram na última quarta-feira (10/08), o termo de concessão do terreno para a implantação do Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores no município de Ouro Branco. O projeto tem como principais parceiros o INCT-Acqua, Geopark Quadrilátero Ferrífero, Embrapa Milho e Sorgo, Epamig, Emater, Sebrae-MG e Gerdau.

O Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores funcionará como uma fazenda experimental com o objetivo de promover e desenvolver estudos, tecnologias e conceder assistência técnica direcionada à sustentabilidade regional da cadeia produtiva local.  A proposta é a capacitação dos produtores rurais, o aumento da produção agropecuária e o fortalecimento da economia dos municípios, promovendo um desenvolvimento mais integrado, includente e sustentável. Este será o primeiro Centro de Referência da Agricultura Familiar da América Latina a apoiar o setor em regiões mineradoras.

Iniciativas associadas aos principais parceiros do Centro viabilizaram a doação das terras por parte da Gerdau, tais como o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar-PEAAF, iniciado em 2014, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, os cursos de Formação de Agentes de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e Formação de Gestores em parceria com Embrapa e coordenados pelo Centro de Referência e Qualificação para Sustentabilidade do Alto Paraopeba – Cesup, além de outros relacionados à agricultura.  A fim de dar continuidade ao trabalho e incorporá-lo ao Centro, foi criado o Conselho de Gestão do Centro de Referência, com representantes de cada parceiro principal, responsável pela criação de uma agenda de inciativas a curto, médio e longo prazo.

Como motivadores fundamentais do Centro de Referência, o INCT-Acqua e o Geopark Quadrilátero Ferrífero adotaram o tema “Educação Ambiental e Agricultura Familiar” para um projeto-piloto destinado a desenvolver metodologias; mobilizar, envolver e capacitar às comunidades rurais da Região do Alto Paraopeba, e vêm à implementação do Centro como um instrumento da política de valorização e desenvolvimento sustentável do meio rural.

Assinatura Memorando de Intendimento de Concessão da área para implantação do Centro de Referência de Agricultura Familiar (2) - Assinatura Memorando de Intendimento de Concessão da área para implantação do Centro de Referência de Agricultura Familiar (6) -

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.