Inova Minas Fapemig

Inova MInas

 

Há quase 30 anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) financia projetos e pesquisadores que buscam soluções para melhorar o seu dia a dia. Nos dias 23 e 24 de novembro, o público mineiro terá a oportunidade de conhecer algumas dessas soluções durante o evento Inova Minas FAPEMIG, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Foram 70 projetos selecionados por meio de pequenos vídeos de, no máximo, três minutos – os chamados pitchs. Entre as pesquisas apresentadas, há um mecanismo que permite um monitoramento inteligente da Dengue, uma metodologia portátil que detecta fraude no leite, um projeto que faz o controle de doenças parasitárias em uma comunidade tradicional, uma nanopartícula desenvolvida para o tratamento do câncer e muitos outros projetos.

Para o Presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, o principal objetivo do evento é mostrar às pessoas o quanto a ciência faz parte da vida delas e como a FAPEMIG está envolvida nesse processo. “Essa mostra vai permitir que o conhecimento produzido na academia seja mostrado para o cidadão. São projetos financiados com dinheiro público e que têm impacto na vida de todos. Entendemos que esse é o primeiro passo para que as pessoas comecem a gostar e a se interessar por ciência e inovação”, afirma.

Durante os dois dias do evento, o Palácio das Artes vai abrigar tecnologias e projetos, além de abrir espaço para debates e troca de conhecimento. Os visitantes vão contar ainda com ambientes de interação e um lounge voltado para a apresentação de projetos que envolvem tecnologia. Na ocasião, também será conhecido o vencedor do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2015, que destaca instituições e pesquisadores por sua colaboração com o avanço no conhecimento científico.

Outra atração do Inova Minas FAPEMIG será a retomada do Fórum Mineiro de Inovação, que reúne importantes representantes do poder público estadual, do setor empresarial e das instituições de ciência e tecnologia. Organizado pelo Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), o fórum tem como objetivo apresentar os resultados das atividades realizadas recentemente, além de ampliar o espaço de discussões sobre inovação no Estado, permitindo a elaboração de estratégias integradas entre os principais agentes do segmento.

O evento é voltado para o público em geral e tem entrada gratuita.

Serviço

Evento: Inova Minas FAPEMIG
Onde: Palácio das Artes
Quando: 23 e 24 de novembro
Entrada: gratuita

A FAPEMIG também está no Facebook e no Twitter

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.