INCT-Acqua realiza Seminário ” Agricultura em Territórios Mineradores”.

O INCT-Acqua¹ em parceria com a Embrapa, o Codap², a AMIB³ e com apoio editorial da Revista Brasil Mineral realizou no dia 23/05 o Seminário “Agricultura em Territórios Mineradores” na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), durante a 7ªSemana de Integração Tecnológica – SIT.

O objetivo do seminário segundo o Presidente do Conselho Consultivo do INCT-Acqua, Renato Ciminelli, é “contribuir para transformar a cultura corrente das empresas de mineração através dos programas de Responsabilidade Social, evoluindo para uma nova cultura em que o setor mineral se engaje como coparticipante do desenvolvimento sustentável dos territórios mineradores, além de tentar inaugurar um novo ciclo de esforço pela mobilização de governos, lideranças e stakeholders regionais e o setor mineral para atração da agricultura aos territórios mineradores como estratégia de diversificação econômica, geração de renda e trabalho, sustentabilidade, resgate da cultura regional e valorização do território”.

O Painel de Abertura contou com a participação do Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino, o Presidente da AMIB, Saulo de Castro Morais e também Prefeito de Catas Altas, o Diretor Editorial da Revista Brasil Mineral, Francisco E. Alves, a Presidente do Codap e Prefeita de Ouro Branco, Maria Aparecida Junqueira Campos, o representante do Sindiextra, Gabriel Bandeira e o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, representando o Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira Junior.

INCT-Acqua realiza Seminário Agricultura em Territórios Mineradores-1

Carlos Nogueira Junior, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, afirmou que: “É necessário que se tenha uma visão clara do caráter temporário da mineração, que pode ser de pequena, média ou longa duração, mas é sempre finita. Consequentemente não se precisa esperar o fechamento da mina ou o término da atividade mineradora para que os municípios mineradores possam se preparar para uma nova fronteira, propondo soluções futuras de desenvolvimento”.

A Presidente do Codap, Maria Aparecida Junqueira Campos, lembrou que há muitos anos o município de Ouro Branco era tradicional centro produtor de batata e de uva, tendo chegado a produzir vinho e ressaltou a importância de essas tradições serem resgatadas.

Segundo o Presidente da MIB, Saulo Castro, um problema vivido pelos municípios é que todo mundo quer trabalhar na mineração ou nas empreiteiras que implantam os projetos de mineração, deixando de lado a agricultura. Temos que contar com a parceria das entidades, dos mineradores, das prefeituras, para desenvolver a área rural de maneira generalizada.

Já Francisco Alves, Diretor Editorial da Revista Brasil Mineral, ressaltou que as empresas de mineração precisam se integrar com outras atividades nos municípios mineradores para que haja diversificação econômica e o município possa sobreviver, uma vez que a atividade de mineração esteja encerrada e não reste apenas uma área improdutiva ou, no máximo, recuperada topograficamente. Ele também lamentou que a maioria dos planos de recuperação de áreas degradadas sejam iniciados apenas quando ocorre a exaustão da jazida, além de não contemplarem todos os aspectos que dizem respeito aos recursos naturais.

INCT-Acqua realiza Seminário Agricultura em Territórios Mineradores-2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.