INCT-Acqua promove ciência entre os jovens

“Quando fiz o segundo grau, me apaixonei pela ciência e pelas experiências químicas realizadas pelos meus professores. Eu queria perceber como os fenômenos decorriam, queria entender os processos. Achava que tudo que se falava teoricamente não era possível, e decidi provar, o que me levou a iniciar meus estudos universitários em Química.

INCT-Acqua promove a ciência entre os jovensAtravés de uma bolsa do CNPq em parceria com o Governo de Moçambique, iniciei meu Mestrado na UFMG. A princípio meu sonho era terminar o mestrado e aplicar meus conhecimentos na indústria, mas hoje, após me envolver tanto com meus estudos, tenho outro sentimento. Estou muito encantado pela área da pesquisa, é um sentimento que todo mundo desenvolve quando começa a colher os frutos dos resultados do seu trabalho.  A pesquisa mostra um novo caminho, ela ilumina, ela traz novos desafios.

Hoje vejo que é fácil fazer ciência, as pessoas é que criam uma resistência. Eu tive medo no início, mas quando comecei a viver a ciência, vi que era simples e melhor do que imaginava. Penso nas alternativas e soluções que a ciência acrescenta no desenvolvimento de uma nação, conseguimos nos comunicar, ter energia e medicamentos graças a sua pratica. “Quero muito voltar pra Moçambique e poder dar minha contribuição na área de Engenharia Ambiental, na qual meu país tem uma grande necessidade de ampliação.”

Luciano é formado em química e estudante de mestrado em tecnologia mineral, orientado pela Professora Ana Cláudia Queiros Ladeira, membro do INCT-Acqua.

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.