II edição do Fórum do Amanhã

O INCT Acqua-Cesup/Geopark  participou da II edição do Fórum do Amanhã, que aconteceu em Tiradentes-MG, no período 9 a 12 de novembro de 2017. O evento reuniu uma rede de pensadores, criativos, ativistas, ambientalistas, educadores, empreendedores sociais, lideranças com objetivo de gerar idéias e propostas que possam inspirar ações da sociedade civil e influenciar políticas públicas.

O workshop Slowfood contou com a presença do renomado jornalista Sr. Carlo Petrini, fundador do slow food, que afirma que: “ a política mais importante passa pela comida”. Abordou a Arca do Gosto, produtos, produtores, métodos produtivos, gastronomia, agricultura familiar e segurança alimentar. A Profa. Fernanda Silveira  Bueno, com  o projeto Hortas Comunitárias em Escolas e a mudança para alimentação saudável foi  outro projeto apresentado.  O Lixo Zero, da Associação Tiradentes, abordou a importância coleta, tratamento e destinação do lixo, consumismo e estratégias de educação ambiental. Nas Escolas a Associação está desenvolvendo o projeto Fazendo o futuro. Através dele, promove ações diversas. O “Passaporte do Jovem Ambientalista”, distribuído entre as instituições de ensino para que os alunos engajados com a causa possam receber carimbos em cada ação que promoverem ou participarem. A plataforma Datapedia, plataforma de informações relevantes de todas as cidades brasileiras, instrumento inédito para a gestão pública e para o desenvolvimento territorial.  As parcerias também foram ressaltadas nos diversos projetos.

Enfim, toda a programação propôs ação inovadora na área social, de educação, de saúde e de meio ambiente, que podem ser replicadas. Algumas delas, já vem sendo desenvolvidas INCT Acqua – Cesup/Geopark, no Território do Alto Paraopeba e o evento nos permitiu conhecer outras práticas , que poderão ser introduzidas nos projetos.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.